© 2019 - Feito por William Castro - Designer Gráfico

Please reload

Posts Recentes

Socorro não estou sentindo nada!

March 8, 2017

1/1
Please reload

Posts Em Destaque

Socorro não estou sentindo nada!

March 8, 2017

Agora que terminaram as aulas, de fato eu posso desabafar sobre esse assunto tão delicado.

Não sei se isso ocorre desde que o mundo é mundo ou só aconteceu após criação da internet. Mas os futuros profissionais não têm mais hábitos de ler livros ou é impressão minha?

Estava ministrando uma aula de criação em uma faculdade, quando pedir para que as artes criadas pelos alunos fossem aplicadas em um livro da escolha de cada um, para verificar como ficaria tal aplicação.

Não vou entrar no conceito de pobreza visual, (deixo isso para outro texto). Verificando as artes que foram aplicadas, um aluno apresentou sua criação em um caderno escolar de capa dura. Fiquei um tanto quanto intrigado e perguntei o porque ele usou um caderno e não um livro. A resposta foi:

-Ah professor, eu não tinha nenhuma livro em casa para usar.

Essa hora deu vontade de chorar e cortar os pulsos. Como um projeto de cidadão que faz parte da parcela privilegiada que cursa o ensino superior não tem um livro qualquer em casa? Com certeza essa criatura não mora embaixo da ponte, o pai não é cortador de cana de açúcar em alguma região pobre do Brasil, com certeza ele tem internet em casa e provavelmente ele possui TV por assinatura. Não é de estranhar que as pessoas em geral escrevem aquela língua estranha no WhatsApp.

De fato fiquei perguntando-me como será esse futuro designer que não tem em casa nenhuma referencia ou obra que fale sobre o tema que ele estuda e paga mais de três salários mínimos de mensalidade. É importante ressaltar que hoje não basta saber apenas assuntos sobre a área de atuação, é necessário estar antenado sobre tudo que ocorre em seu país e no mundo. Pessoal, ter informação hoje em dia não é mais um diferencial em nada; para se ter informação basta ter acesso ao Google e saber pesquisar o que se quer!

E se vocês acham mesmo que isso é o fim do Mundo, leiam isso. Foi feito uma pesquisa sobre os hábitos de leituras dos Brasileiros que cursam o ensino superior. Dos entrevistados, 23% declararam que nunca pegaram um livro para ler, e os 77% restantes falaram que possuem algum hábito de leitura. Agora senta que vem a parte pior. Dos 77% dos entrevistados que declararam que possuem hábitos de leitura, a grande maioria declarou em primeiro lugar que o ultimo livros que leram foi a Bíblia; eu dou a minha cara a tapa no centro de São Paulo que esse povo de fato lê a Bíblia, com certeza estavam com vergonha de falar que não possui nenhum hábito de leitura e o primeiro livro que venho na cabeça foi à Bíblia. A Bíblia possui uma linguagem muito avançada e é necessário um conhecimento técnico para tal leitura, uma pessoa leiga acaba lendo, porém, não absorve nem 30% do que esta escrito naquelas páginas. E o segundo colocado dos livros mais citados foi o Pequeno Príncipe, sim, aquele que vive em um mundo aonde tem apenas uma flor e que tinha um desenho que passava no SBT em mil novecentos e alguma coisa.

Como que futuros profissionais vão desenvolver senso crítico e conceitos analíticos lendo essas perolas de obras da arte moderna? De fato eu não sei a resposta! Mas não quero estar aqui para presenciar isso!

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga
Please reload

Arquivo
  • Facebook Basic Square