© 2019 - Feito por William Castro - Designer Gráfico

Please reload

Posts Recentes

Socorro não estou sentindo nada!

March 8, 2017

1/1
Please reload

Posts Em Destaque

Rascunho do que teria que ser uma escola.

June 28, 2017

 

Antes de começar esse texto vamos deixar uma coisa bem clara. Afinal, design é a mesma coisa que designer?

Design e designer não são sinônimos. Design se refere ao processo de criação e designer sempre se refere à pessoa que faz o design. Então automaticamente não existem cursos (não importa se é superior ou técnico) de designer gráfico, web designer; como também não existe curso de pintor, enfermeiro, medico, engenheiro, etc... Existem cursos de: design gráfico, web design, pintura, enfermagem, medicina, engenharia, etc...

E porque estou abordando esse assunto? Estava indo para academia e me deparo com a foto abaixo, da escola SOS Computadores; que deve a cara de pau de colocar um outdoor descrevendo que possui cursos de Designer Gráfico e Web Designer.
 

PRIMEIRA QUESTÃO: Desconfie desse tipo de escola que já possui esses erros gritantes logo de cara. Ou o “profissional” (entre aspas mesmo) que fez essa arte não sabe direito o que está fazendo ou na pior e mais possível das hipóteses a ESCOLA NÃO SABE O QUE ESTA ENSINANDO... 

SEGUNDA QUESTÃO: Fico me perguntando será mesmo que esse tipo de escola ensina conceitos básicos para falar que prepara profissionais para ser um designer gráfico ou web designer? O fato de uma pessoa saber usar ferramentas não fazem dela um designer! A maioria dos cursos superiores de design nem ensina softwares gráficos. Rasgo os meus diplomas da Belas Artes se esse tipo de escola ensina os conceitos de: semiótica, signos, ergonomia, teoria das cores, teoria da comunicação, a conceber soluções para os problemas, conhecimento necessário para colocar qualquer tipo de produto de qualidade no mercado ou até mesmo um simples procedimento de fechar arquivos em alta resolução para uma gráfica? Tenho certeza que não; na verdade, tenho certeza que os coordenadores desses cursos nem sabem o que é semiótica?!

Se em quatro anos é impossível de aprender tudo que a profissão design envolve, será mesmo que em um curso que nem possui uma propaganda correta e que vende gato por lebre ensina?

Com isso, CUIDADO! Há um monte de cursos de “designers” como esse da SOS Computadores que ensinam o coitado do aluno Softwares gráficos (computação gráfica) e vendem formação em design gráfico ou web design. Pensem bem antes de se matricular neste tipo de “escola” (escola entre aspas mesmo), só porque um enfermeiro é muito eficiente no cuidado de muitos machucados, não significa que ele esta preparado para fazer cirurgias. O trabalho de web e designer gráfico é extremamente algo relacionado a projetos. Sempre haverá trabalhos para enfermeiros e médicos, cada um na sua função e ambas igualmente importantes.

Existe uma escola de informática em São Caetano que se chama Treinasoft (nunca estudei ou dei aula nesta escola) esta escola faz propaganda em seus banners que ministra cursos de COMPUTAÇÃO GRÁFICA que é o correto, esse tipo de escola parece ser algo mais sério, ela não engana alunos que grande parte dos mesmos gastam um dinheiro que não tem e no final acaba tendo uma formação que não coincide com a realidade. 

Então fica a dica, esses detalhes nem sempre tão pequenos que fazem uma grande diferença. E fico me perguntando se esse tipo de “escola” na verdade esta praticando propaganda enganosa, já que a coisa mais fácil é provar o que realmente um "designer" tem que aprender e o que uma escola tem que ensinar para que um "designer" faça "design"!

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga
Please reload

Arquivo
  • Facebook Basic Square